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Bem-vindo ao Violão e Guitarra

Bem-vindo ao site Violão e Guitarra

Este blog vai falar sobre dois instrumentos muito usados na Música Pop, o Violão e a Guitarra e claro, a teoria musical, o objetivo é ajudar os interessados começar a dar os primeiros passos no aprendizado musical, um grande abraço!

Uma Breve Historinha

Desde que me conheço por gente a música sempre fez parte da minha vida. Continue lendo “Bem-vindo ao Violão e Guitarra”

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Tipos de Tríades, inversões e sequências

Todos os Tipos de Tríades, inversões e sequências são formadas por uma combinação simultânea de três notas. Ela pode constituir-se de qualquer nota mais duas outras, uma terça e uma quinta acima dela. Continue lendo “Tipos de Tríades, inversões e sequências”

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Intervalos na Teoria Musical

Chama-se intervalo a diferença em altura entre duas notas.

O intervalo é o mesmo tanto quanto as notas soam juntas (intervalo harmônico) como quando soam uma após a outra (intervalo melódico).

Cada intervalo diferente possui sua qualidade sonora específica, determinada pela relação entre as frequências das duas notas. Continue lendo “Intervalos na Teoria Musical”

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Harmonização

Esta seção trata de harmonização. A melodia de uma música corresponde ao princípio horizontal da música.

Todas as melodias derivam de escalas, e todas as melodias se desenvolvem horizontalmente.

A harmonia, ao contrário, corresponde ao princípio vertical da música.

Também deriva das escalas, mas trata dos efeitos produzidos ao se fazer soar duas ou mais notas ao mesmo tempo, e não uma após a outra. É o estudo dos acordes. Continue lendo “Harmonização”

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Outras Escalas Musicais

Outras escalas musicais artificiais como “Enigmática, Napolitana, Cigana, Dominante Diminuta e Alterada”.

Todas possuem um único centro tonal, assim, apesar de estarem escritas em C (dó), podem ser transportadas para qualquer outro Tom, desde que sua sequência de intervalos seja mantida.

Você achará difícil empregá-las com a convencional Harmonia diatônica ocidental, pois são consideradas, sob alguns aspectos, “dissonantes”.

No entanto, representam alternativas melódicas, de modo que a melhor política é experimentá-las, familiarizar-se com seu som e, caso uma delas estimule sua imaginação, utilizá-la para criar seus próprios acordes e melodias. Continue lendo “Outras Escalas Musicais”

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Escalas Artificiais

Certas escalas, que fogem à definição dos modos e escalas maiores e menores, são chamadas escalas artificiais.

As escalas diatônicas que vimos até agora, maior e três menores, estão longe de esgotar o assunto.

Embora seja verdade que escala maior tem dominado a teoria e a prática da melodia e da harmonia, é possível também criar muitas outras escalas a partir de uma oitava, simplesmente escolhendo outras formas de divisão do intervalo entre as duas notas que delimitam a oitava. Continue lendo “Escalas Artificiais”

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De Modos a Escalas

As características sonoras dos Modos Gregos podem ser transportadas para qualquer tonalidade, desde que sua sequência de intervalos original não seja alterada.

Na verdade, isso produz cinco novas escalas, e não sete, já que o jônico e o óleo coincidem com as escalas diatônicas naturais maior e menor. Continue lendo “De Modos a Escalas”

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Os Modos Gregos

Devemos a Grécia antiga a primeira formulação das escalas. Elas eram nomeadas segundo os povos gregos mais importantes (os dórios, frígios, lídios) e também a escala mixolídia que é uma mistura dos modos gregos, lídio e dórico.

Todas elas continham oito notas (equivalentes às notas das teclas brancas do moderno piano), E eram escritas na forma descendente.

A dórica descendia a partir de E (mi), a frígia de D (ré), a lídia de C (dó) e a mixolídia de B (si). Continue lendo “Os Modos Gregos”

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Tonalidades

As tonalidades nas melodias são o centro em torno do qual a sua harmonia gravita. Esse centro é constituído pelas notas da escala em questão. Então, isso significa que uma melodia formada de notas da escala de C (Dó Maior), está na tonalidade ou no tom de C (Dó Maior). A primeira nota da escala é a tônica, e C (Dó Maior) é o centro tonal. Continue lendo “Tonalidades”

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Os três tipos das escalas menores

Existem três escalas menores diferentes :

A escala menor natural ou relativa
A escala menor harmônica
A escala menor melódica
Continue lendo “Os três tipos das escalas menores”

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A Escala Maior

A escala Maior é formada por oito graus (notas) e todas têm um intervalo de semitom entre o 3º e o 4º grau e entre o 7º e o 8º grau.

Uma escala é qualquer série de notas consecutivas que formem uma progressão entre uma nota e sua oitava. Continue lendo “A Escala Maior”

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