Destaque

Bem-vindo ao Violão e Guitarra

Bem-vindo ao site Violão e Guitarra

Este blog vai falar sobre dois instrumentos muito usados na Música Pop, o Violão, a Guitarra e a teoria musical, o objetivo é ajudar os interessados começar a dar os primeiros passos no aprendizado musical, um grande abraço!

Uma Breve Historinha

Desde que me conheço por gente a música sempre fez parte da minha vida. Continue lendo “Bem-vindo ao Violão e Guitarra”

RSS
FACEBOOK
GOOGLE
https://mdplus.com.br/guitarra/violao-guitarra/
TWITTER
YouTube

Outras Escalas Musicais

Outras escalas musicais artificiais como “Enigmática, Napolitana, Cigana, Dominante Diminuta e Alterada”.

Todas possuem um único centro tonal, assim, apesar de estarem escritas em C (dó), podem ser transportadas para qualquer outro Tom, desde que sua sequência de intervalos seja mantida.

Você achará difícil empregá-las com a convencional Harmonia diatônica ocidental, pois são consideradas, sob alguns aspectos, “dissonantes”.

No entanto, representam alternativas melódicas, de modo que a melhor política é experimentá-las, familiarizar-se com seu som e, caso uma delas estimule sua imaginação, utilizá-la para criar seus próprios acordes e melodias. Continue lendo “Outras Escalas Musicais”

RSS
FACEBOOK
GOOGLE
https://mdplus.com.br/guitarra/outras-escalas-musicais-artificiais/
TWITTER
YouTube

Escalas Artificiais

Certas escalas, que fogem à definição dos modos e escalas maiores e menores, são chamadas escalas artificiais.

As escalas diatônicas que vimos até agora, maior e três menores, estão longe de esgotar o assunto.

Embora seja verdade que escala maior tem dominado a teoria e a prática da melodia e da harmonia, é possível também criar muitas outras escalas a partir de uma oitava, simplesmente escolhendo outras formas de divisão do intervalo entre as duas notas que delimitam a oitava. Continue lendo “Escalas Artificiais”

RSS
FACEBOOK
GOOGLE
https://mdplus.com.br/guitarra/escalas-artificiais/
TWITTER
YouTube

De Modos a Escalas

As características sonoras dos Modos Gregos podem ser transportadas para qualquer tonalidade, desde que sua sequência de intervalos original não seja alterada.

Na verdade, isso produz cinco novas escalas, e não sete, já que o jônico e o óleo coincidem com as escalas diatônicas naturais maior e menor. Continue lendo “De Modos a Escalas”

RSS
FACEBOOK
GOOGLE
https://mdplus.com.br/guitarra/modos-escalas/
TWITTER
YouTube

Os Modos Gregos

Devemos a Grécia antiga a primeira formulação das escalas. Elas eram nomeadas segundo os povos gregos mais importantes (os dórios, frígios, lídios) e também a escala mixolídia que é uma mistura dos modos gregos, lídio e dórico.

Todas elas continham oito notas (equivalentes às notas das teclas brancas do moderno piano), E eram escritas na forma descendente.

A dórica descendia a partir de E (mi), a frígia de D (ré), a lídia de C (dó) e a mixolídia de B (si). Continue lendo “Os Modos Gregos”

RSS
FACEBOOK
GOOGLE
https://mdplus.com.br/guitarra/modos-gregos/
TWITTER
YouTube

Tonalidades

As tonalidades nas melodias são o centro em torno do qual a sua harmonia gravita. Esse centro é constituído pelas notas da escala em questão. Então, isso significa que uma melodia formada de notas da escala de C (Dó Maior), está na tonalidade ou no tom de C (Dó Maior). A primeira nota da escala é a tônica, e C (Dó Maior) é o centro tonal. Continue lendo “Tonalidades”

RSS
FACEBOOK
GOOGLE
https://mdplus.com.br/guitarra/tonalidades-na-musica/
TWITTER
YouTube

Os três tipos das escalas menores

Existem três escalas menores diferentes :

A escala menor natural ou relativa
A escala menor harmônica
A escala menor melódica
Continue lendo “Os três tipos das escalas menores”

RSS
FACEBOOK
GOOGLE
https://mdplus.com.br/guitarra/escalas-menores/
TWITTER
YouTube

A Escala Maior

A escala Maior é formada por oito graus (notas) e todas têm um intervalo de semitom entre o 3º e o 4º grau e entre o 7º e o 8º grau.

Uma escala é qualquer série de notas consecutivas que formem uma progressão entre uma nota e sua oitava. Continue lendo “A Escala Maior”

RSS
FACEBOOK
GOOGLE
https://mdplus.com.br/guitarra/escala-maior/
TWITTER
YouTube

Altura das notas musicais

A altura de um som é definida pela sua frequência de vibrações e cada nota musical tem uma frequência que vai de graves a agudos.

As notas que compõem o sistema musical ocidental são representadas pelos nomes dó, ré, mi, fá, sol, lá, si.

Nos países de língua inglesa, elas são representadas respectivamente pelas letras C, D, E, F, G, A, B. Continue lendo “Altura das notas musicais”

RSS
FACEBOOK
GOOGLE
https://mdplus.com.br/guitarra/altura-das-notas-musicais/
TWITTER
YouTube

Vamos Aprender um Pouco como Solfejar as Notas Musicais

Saber solfejar notas musicais é importante para quem toca solos no violão ou na guitarra e também para quem quer dedicar-se ao acompanhamento.

curso express violao

Já vimos que a base da leitura dos valores rítmicos é a relação entre as durações das notas, ou seja, sua duração relativa que, na maioria das vezes, estabelece-se segundo relações dobro-metade.

Comece exercitando a leitura de semínimas e colcheias e suas respectivas pausas. Continue lendo “Vamos Aprender um Pouco como Solfejar as Notas Musicais”

RSS
FACEBOOK
GOOGLE
https://mdplus.com.br/guitarra/solfejar-notas-musicais/
TWITTER
YouTube

Valores Rítmicos dentro da Música

Para tocar qualquer nota eu preciso saber três coisas a seu respeito, qual a sua altura, quando deve ser tocada e qual a sua duração. As durações são determinadas pelos valores rítmicos que lhes são atribuídos.

Basicamente, há sete valores rítmicos diferentes em notação musical, da semibreve (de maior duração) a semifusa (de menor duração).

A duração desses valores está diretamente ligada ao andamento e a fórmula de compasso de cada peça musical. Continue lendo “Valores Rítmicos dentro da Música”

RSS
FACEBOOK
GOOGLE
https://mdplus.com.br/guitarra/valores-ritmicos/
TWITTER
YouTube