Teoria dos Três Acordes

A partir do momento em que você dominar os quinze acordes do vocabulário básico, ficará evidente que alguns soam melhor juntos do que outros.

Em qualquer tonalidade há três acordes que aparecem praticamente em todas as progressões básicas. Eles sempre soarão bem juntos, em qualquer sequência e em qualquer tonalidade em que forem colocados. São os chamados acordes primários e representam o fundamento de qualquer composição. Continue lendo “Teoria dos Três Acordes”

Toque com Variações do Bordão

Todo violonista parte de acordes para elaborar os seus acompanhamentos. Ele emprega nessa tarefa seu conhecimento de harmonia, que lhe permite colocar os acordes certos no lugar e sequência corretos. Mas, além disso, há uma série de recursos que ele emprega para enriquecer seu acompanhamento como as variações do bordão. Continue lendo “Toque com Variações do Bordão”

Estilos de Dedilhados

A base de todo dedilhado no violão é o desenvolvimento de independência de movimentos entre o polegar e os demais dedos da mão do corpo do instrumento. Com isso é possível tocar uma linha rítmica nos bordões com o polegar, ao mesmo tempo que se toca a melodia com os demais dedos nas primas. Continue lendo “Estilos de Dedilhados”

Batidas ou levadas no Violão

Nas batidas ou levadas no violão, tocar todas as cordas em movimentos ritmados é, basicamente, um ato instintivo para o qual se tem facilidade ou não.

Na guitarra, esse movimento da mão direita, conhecido como batida, é feito geralmente com palheta, para obter um som mais nítido e um impacto maior.

No violão, empregam-se algumas combinações entre o polegar e os demais dedos, usados de maneira a rasquear as cordas como uma palheta, ao invés de dedilhá-las. São também comuns nas batidas de violão em que o polegar toca um bordão por vez e os três dedos juntos executam uma marcação rítmica nas primas.
Continue lendo “Batidas ou levadas no Violão”

Sistemas de Escrita Musical

A notação musical ou escrita musical convencional é uma linguagem completa em si.

Ela permite que a música seja escrita e, portanto, registrada ou comunicada sem que se tenha de ouvi-la.

Mas muitos violonistas e guitarristas jamais aprendem a ler música. Isso é uma pena. Não porque a música deles fosse melhor se soubessem ler música, mas porque isso dá aos principiantes a falsa ideia de que ler música não vale o esforço.
Continue lendo “Sistemas de Escrita Musical”

Pratique os primeiros Acordes de Violão

O objetivo principal de quem está querendo aprender a tocar, é sem dúvida conseguir tocar uma música no violão.

Pensando nisso vou colocar aqui nesse post alguns acordes de violão para ir praticando e habituando a mão que toca os acordes, as diferentes posições no braço do violão.

Isto pode levar um certo tempo, mas quanto mais praticar você perceberá que a sonoridade vai melhorando. Continue lendo “Pratique os primeiros Acordes de Violão”

A Mão Esquerda ao tocar Violão ou Guitarra

A função da mão esquerda, para destros é claro, é pressionar as cordas junto aos trastes, para que produzam as notas desejadas.

Antes que sua mão direita toque as cordas, a mão esquerda já deve estar em posição, demarcando uma série determinada de notas. Para os canhotos é igual, só será preciso inverter as cordas, e na explicação onde for mão direita leia-se esquerda e vice-versa.

acorde a mão esquerda

Muitas das técnicas de mão esquerda do guitarrista (martelar, vibrar, puxar ou escorregar os dedos sobre as cordas) estão associadas principalmente ao som da guitarra moderna. Continue lendo “A Mão Esquerda ao tocar Violão ou Guitarra”

Afinação do Violão ou Guitarra

Afinação

A afinação da nota quando se toca uma corda do violão depende de três fatores:

  • do comprimento
  • da espessura
  • da tensão a que a corda está submetida

Como todas as cordas tem o mesmo comprimento, restam como variáveis a espessura e a tensão.

violao-6-cordas
violão 6 cordas

Num violão de 6 cordas, cada uma delas tem espessura diferente.

A mais grossa dá a nota mais grave (o som mais baixo em Hertz “vibrações”, não confunda com Decibéis “altura”), e a mais fina a nota mais aguda (o som mais alto em Hertz “vibrações”, novamente não confunda com Decibéis “altura”). Continue lendo “Afinação do Violão ou Guitarra”