Tocando com a mão direita

Tocando com a mão direitaO controle tocando com a mão direita para o destro é dado por uma combinação de senso rítmico e precisão. Quando mais você praticar, mais depressa sua mão direita será uma extensão de seu senso rítmico.

No começo você precisará de apoio para sua mão direita na hora de tocar. Seu antebraço deve descansar ligeiramente sobre a parte superior do violão, de forma que a mão fique livre na posição apropriada para tocar. A mão deve movimentar-se o mínimo possível, deixando esse trabalho para os dedos. Estes devem estar bem relaxados para que possam movimentar-se com independência. Na guitarra, você pode apoiar a base da palma da mão no rastilho, por trás das cordas; ou então formar um suporte com o dedo minimo, apoiado sobre o tampo.

A regra fundamental para qualquer técnica de mão direita é “o máximo de efeito com o mínimo de movimento”. Na guitarra, é o movimento do antebraço e do punho que dá velocidade, versatilidade e a energia necessária para tocar as cordas. No violão, a mão deve mover-se apenas o suficiente para selecionar as cordas e controlar os dedos. Aqui uma aula do Fábio Amorim que poderá ajudá-lo a práticar

Considera-se como área para tocar o espaço entre o rastilho e o começo da escala. O som varia de acordo com o ponto exato de contato. É mais agudo e penetrante perto do rastilho e se toma mais suave à medida que você toca mais perto do meio da corda.

Tocar com os dedos ou com uma palheta é uma decisão pessoal, baseada no tipo de som que você quer obter. A maioria dos instrumentistas de jazz, blues e rock usa palhetas. Violonistas de música clássica, flamenco e música popular brasileira em geral usam apenas os dedos.

Palhetas para Guitarra ou Violão

A escolha da palheta é uma questão de gosto. Palhetas finas, que oferecem menor resistência às cordas, produzem um pequeno “click” que realça o componente agudo do toque e facilitam o toque rápido (no estilo de um cavaquinho ou bandolim, por exemplo). Palhetas duras dão maior volume e sonoridade mais firme. Também oferecem melhor controle em solos mais rápidos, por fazerem contato mais definido com as cordas.

Tipos de Palhetas

tipos de palhetasExistem palhetas de diversos materiais: plástico, nylon, tartaruga, borracha, feltro e até pedra em vários formatos tamanhos e espessuras.

Segura-se a palheta entre a ponta do polegar e o lado do indicador, com os dois dedos em ângulo reto.
Há três maneiras de se usar a palheta:
com toques descendentes, ascendentes ou alternados.
Cada um produz seu som próprio. O objetivo básico da técnica de palheta é executar qualquer desses toques com a mesma facilidade e controle.

Exercícios de palheta

Os exercícios a seguir foram concebidos para desenvolver toques alternados rápidos e precisos. Comece estabelecendo uma contagem regular 1-2-3-4. Na contagem, toque cada uma das cordas soltas quatro vezes – primeiro com toques descendentes, depois ascendentes.ritmo para tocar no violao - tocando com a mão direita
Agora, no mesmo ritmo, diga a palavra “e” entre cada contagem. Toque para baixo na contagem e para cima no “e” tocando cada corda oito vezes em cada contagem de quatro.ritmo para tocar no violao - tocando com a mão direita

Reduza o ritmo e, agora, toque para baixo e para cima em cada contagem e em cada “e” você estará tocando 16 toques alternados em cada contagem de quatro. Faça o mesmo usando acordes na mão esquerda.

Além das divisões simples de tempo emritmo para tocar no violao - tocando com a mão direita

quatro, você deve aprender a fazer toques alternados em três, também chamados “tercinas”.

Estabeleça uma contagem em quatro como acima, mas diga 2-3 após cada contagem, tocando a corda uma vez junto com cada número.ritmo para tocar no violao - tocando com a mão direita

Mantenha sempre o movimento para baixo e para cima de forma que a palheta nunca toque duas vezes no mesmo sentido. Tente depois tocar cordas diferentes em cada contagem.

e-book turbine sua palhetada
Clique e receba este e-book gratuito com dicas valiosas de como tocar com palheta.

Dedilhados tocando com a mão direita

Os dedilhados mais populares derivam da música folclórica tradicional e aplicam todas as combinações possíveis de polegar e dos_quatro dedos (a rigor, três, pois o dedo mínimo é raramente empregado). Existem poucas regras e os estilos variam muito, dependendo do ritmo e da sensibilidade do violonista.

posição clássica - tocando com a mão direita

Todos os estilos de dedilhado utilizam o polegar para tocar os bordões e os dedos para tocar as primas. Com o polegar tocando para baixo e os dedos para cima, pode-se tocar quatro ou cinco notas simultaneamente ou uma após a outra, como um arpejo.

Quanto à posição da mão direita em relação às cordas, a técnica clássica é a que dá maior liberdade e melhor resposta do violão.

Dedeiras e plectros

dedeiras para tocar violãoA maioria dos violonistas deixa crescer as unhas da mão direita para tirar um som mais nítido. Mas há quem use plectros nos dedos ou dedeiras no polegar. Este último recurso é bastante usado no choro brasileiro.

fonte: Toque – Ralph Denyer

🙂 😳 😆

curso express violao

Autor: Airton

Profissional freelancer atuando nas áreas de Design Gráfico, Produção Gráfica e Web Design. Desenvolvo projetos para mídias impressas e digitais. Sempre interessado nos avanços das tecnologias, métodos e processos, venho me dedicando ao estudo do Marketing Digital. "Músico por paixão" :-)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.